O Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC) firmou um termo de compromisso para interromper o uso de chumbo (Pb) e cádmio (Cd) na produção de agentes estabilizantes para poli(cloreto de vinila) (PVC) e outros plásticos. A iniciativa, promovida pelo instituto, contou com o apoio de empresas que atuam na fabricação de diversos tipos de agentes estabilizantes. O acordo estabelece que, a partir de 1º de abril de 2025, as empresas signatárias cessarão completamente a comercialização de estabilizantes à base de Pb e Cd no Brasil.
De acordo com o IBPVC, as empresas Akdeniz Chemson, Baerlocher, BBC, Inbra, Reagens Varteco e Sun Ace Brasil participaram da assinatura do termo de compromisso.
Alexandre de Castro, presidente do Instituto Brasileiro do PVC, comentou sobre a ação: “Estamos propondo a evolução desse mercado, com tempo suficiente para a adequação técnica dos processos das empresas, visando ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. Temos trabalhado em conjunto com nossas associadas para incentivar a transparência e o desenvolvimento sustentável do setor como um todo”.