Parceiro,

Ricardo Cuzziol

Ricardo é técnico em plásticos pelo SENAI ”Mario Amato”, Engenheiro Químico pela E. E. Mauá e Mestre em Engenharia Química com ênfase em ciência e tecnologia de polímeros pela FEQ/Unicamp. Também é Master Practitioner em PNL pela Ápice Desenvolvimento Humano e Master Coach de Carreira pelo IBC e pelo Instituto Maurício Sampaio com reconhecimento internacional. Co-autor do livro ”Ação Transformadora - Coaching como Ferramenta de Mudança” tem 27 anos de experiência como especialista técnico em transformação de polímeros, líder de projetos de crescimento e líder de equipes de desenvolvimento de aplicações. Atua como treinador e consultor técnico na área de polímeros além de gerenciar seu canal do Youtube e cursos online sobre polímeros.

5/5

Ricardo Cuzziol

Plastic Specialist

27 years experience

Matérias Ricardo Cuzziol

2 Videos

Como escolher o material a ser utilizado?

1

Compreender os requisitos da aplicação como:

- esforços envolvidos - presença de substâncias químicas - temperatura de trabalho - durabilidade esperada

2

Conhecer os materiais disponíveis. Dessa forma pode começar a entender quais deles têm mais chances de atender esses requisitos.

3

Conhecer os processos de moldagem mais adequados para os materiais disponíveis e para a geometria do produto.

Gilberto Baska

Plastic Specialist

4

Envolver desde cedo no projeto especialistas multidisciplinares:

- especialistas da aplicação - fornecedor do material - fornecedor do molde - moldador que produzirá a peça - se possível, o usuário da peça

5

invista no seu conhecimento para desempenhar essas atividades de forma mais fluida e eficiente

Principais dúvidas sobre Nylon?

Algumas dúvidas principais sobre mercado de Nylon

Nylon é o nome comercial de materiais conhecidos tecnicamente como poliamidas.

Os principais tipos são o 6 e o 66. Porém também são bastante comuns os tipos 610, 612, 12 e 11

Representam o numero de átomos de carbono presentes nos monômetros que original cada tipo de nylon.

Em peças de engenharia como componentes automotivos, tubulações para extração de petróleo, peças industriais de alta resistência mecânica e também em filamentos técnicos e aplicações têxteis.

Nylons podem ser moldados por injeção, extrusão, sopro entre outros métodos.

Sim. O teor máximo de umidade antes da moldagem deve ser de 0,2 %. O equipamento ideal para secagem do Nylon é o desumidificador.

Nylons absorvem umidade do ar e, por isso possuem baixa estabilidade dimensional. Além disso também podem ter suas propriedades elétricas impactadas.

Nylons são materiais de engenharia com alta resistência mecânica, elevada resistência química, manutenção de propriedades a altas temperaturas, e grande facilidade de aditivação.

Após absorver água, o Nylon tende a ficar mais resistente a impactos e flexível. Esse processo ocorre naturalmente mas pode levar vários dias. Caso seja necessário melhorar a resistência do material rapidamente pode-se fazer a hidratação, mas não é obrigatório.

A Talkplast é uma empresa e um canal de informação, consultoria, cursos e muito mais.
2024 - Todos os direitos reservados. | Termos de uso | Política de privacidade
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram